sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Unid IV Ativ 2A Socializando uma experiência com projeto

Socializando expêriencia com projeto em sala de aula

Será muito importante socializar uma experiência de projeto neste curso. Compartilharmos conhecimento é uma forma de crescimento intelectual e profissional.
Não só já vivenciei uma experiência com projeto em sala de aula, como já participei de elaboração de dois projetos para serem desenvolvidos em sala de aula.
O projeto “Cartografia na sala de aula”, objetiva mostrar a importância da cartografia para a educação e principalmente para o aluno, atendendo as necessidades do seu cotidiano e estudar o meio ambiente em que vive, compreendendo as transformações causadas pela ação humana e dos fenômenos naturais ao longo do tempo. Levar o aluno a entender como se ler um mapa, interpretar e representar espaços físicos conhecidos, tais como, sua casa, a escola o bairro; criar e ler símbolos e legendas, lembrando que é uma das maiores dificuldades encontradas pela maioria das pessoas quando se faz uma prova, seja de concurso, vestibular ou de uma seleção; ter noções de direção, sentido, projeção, paisagem, escala gráfica e numérica. A metodologia para a realização desse projeto foi propor a criação de maquetes, desenhos de mapa da sala.
Este projeto destacou três fatores importantes para os alunos como: saber representar considerando que o aluno é o mapeador, interpretar e mapear. Desta forma, o aluno percebe que será um leitor consciente da linguagem cartográfica.
Conforme referenciado no projeto, “Saber ler mapas faz com que a pessoa consiga pensar sobre territórios e regiões que não conhece”, como explica a Professora Rosângela Doin de Almeida da Universidade Estadual Paulista, membro do Grupo de Pesquisa em Cartografia Escolar e representante brasileira da International Cartography Association (ICA).
Ela destaca uma coisa muito importante que o nosso curso já nos mostra: “a tecnologia produz representações cartográficas cada vez mais sofisticadas. Sua linguagem é usada no ensino não só da Geografia, mas também da História e das Ciências em geral”. Para a autora, “conhecê-la significa adquirir boa parte do suporte necessário para a construção do conhecimento”. É uma muito importante e que responde muito dos nossos questionamentos, em relação à importância da tecnologia na nossa vida.
Os professores da escola contribuiram muito para execução do referido projeto. Utilizei o data show, câmera digital e transparência para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente na construção de mapas, legendas e maquetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário