Socializando expêriencia com projeto em sala de aula
Será muito importante socializar uma experiência de projeto neste curso. Compartilharmos conhecimento é uma forma de crescimento intelectual e profissional.
Não só já vivenciei uma experiência com projeto em sala de aula, como já participei de elaboração de dois projetos para serem desenvolvidos em sala de aula.
O projeto “Cartografia na sala de aula”, objetiva mostrar a importância da cartografia para a educação e principalmente para o aluno, atendendo as necessidades do seu cotidiano e estudar o meio ambiente em que vive, compreendendo as transformações causadas pela ação humana e dos fenômenos naturais ao longo do tempo. Levar o aluno a entender como se ler um mapa, interpretar e representar espaços físicos conhecidos, tais como, sua casa, a escola o bairro; criar e ler símbolos e legendas, lembrando que é uma das maiores dificuldades encontradas pela maioria das pessoas quando se faz uma prova, seja de concurso, vestibular ou de uma seleção; ter noções de direção, sentido, projeção, paisagem, escala gráfica e numérica. A metodologia para a realização desse projeto foi propor a criação de maquetes, desenhos de mapa da sala.
Este projeto destacou três fatores importantes para os alunos como: saber representar considerando que o aluno é o mapeador, interpretar e mapear. Desta forma, o aluno percebe que será um leitor consciente da linguagem cartográfica.
Conforme referenciado no projeto, “Saber ler mapas faz com que a pessoa consiga pensar sobre territórios e regiões que não conhece”, como explica a Professora Rosângela Doin de Almeida da Universidade Estadual Paulista, membro do Grupo de Pesquisa em Cartografia Escolar e representante brasileira da International Cartography Association (ICA).
Ela destaca uma coisa muito importante que o nosso curso já nos mostra: “a tecnologia produz representações cartográficas cada vez mais sofisticadas. Sua linguagem é usada no ensino não só da Geografia, mas também da História e das Ciências em geral”. Para a autora, “conhecê-la significa adquirir boa parte do suporte necessário para a construção do conhecimento”. É uma muito importante e que responde muito dos nossos questionamentos, em relação à importância da tecnologia na nossa vida.
Os professores da escola contribuiram muito para execução do referido projeto. Utilizei o data show, câmera digital e transparência para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente na construção de mapas, legendas e maquetes.
Será muito importante socializar uma experiência de projeto neste curso. Compartilharmos conhecimento é uma forma de crescimento intelectual e profissional.
Não só já vivenciei uma experiência com projeto em sala de aula, como já participei de elaboração de dois projetos para serem desenvolvidos em sala de aula.
O projeto “Cartografia na sala de aula”, objetiva mostrar a importância da cartografia para a educação e principalmente para o aluno, atendendo as necessidades do seu cotidiano e estudar o meio ambiente em que vive, compreendendo as transformações causadas pela ação humana e dos fenômenos naturais ao longo do tempo. Levar o aluno a entender como se ler um mapa, interpretar e representar espaços físicos conhecidos, tais como, sua casa, a escola o bairro; criar e ler símbolos e legendas, lembrando que é uma das maiores dificuldades encontradas pela maioria das pessoas quando se faz uma prova, seja de concurso, vestibular ou de uma seleção; ter noções de direção, sentido, projeção, paisagem, escala gráfica e numérica. A metodologia para a realização desse projeto foi propor a criação de maquetes, desenhos de mapa da sala.
Este projeto destacou três fatores importantes para os alunos como: saber representar considerando que o aluno é o mapeador, interpretar e mapear. Desta forma, o aluno percebe que será um leitor consciente da linguagem cartográfica.
Conforme referenciado no projeto, “Saber ler mapas faz com que a pessoa consiga pensar sobre territórios e regiões que não conhece”, como explica a Professora Rosângela Doin de Almeida da Universidade Estadual Paulista, membro do Grupo de Pesquisa em Cartografia Escolar e representante brasileira da International Cartography Association (ICA).
Ela destaca uma coisa muito importante que o nosso curso já nos mostra: “a tecnologia produz representações cartográficas cada vez mais sofisticadas. Sua linguagem é usada no ensino não só da Geografia, mas também da História e das Ciências em geral”. Para a autora, “conhecê-la significa adquirir boa parte do suporte necessário para a construção do conhecimento”. É uma muito importante e que responde muito dos nossos questionamentos, em relação à importância da tecnologia na nossa vida.
Os professores da escola contribuiram muito para execução do referido projeto. Utilizei o data show, câmera digital e transparência para facilitar o aprendizado dos alunos, principalmente na construção de mapas, legendas e maquetes.
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